Condicionantes ou condições?
As primeiras informações a recolher são, em regra, as condicionantes. No entanto preferimos abordar de forma positiva entendendo que todos os projetos possuem condições que orientam a criatividades.
Neste projeto, mesmo com formato exíguo da parcela, uma linha de água classificada, e uma topografia acidentada, foi possível satisfazer os critérios do cliente tomando partido das condições existentes. Uma moradia com dois pisos e 200m2 de ABC, orientada a sul/nascente.
Lidar com os desafios
Mudança da abordagem
O primeiro passo para encontrar uma nova abordagem é através da observação de tudo o que sabemos sobre um determinado tema. Isto requer a recolha de informação, atualização e crítica a todos os aspetos do design e conceção.
Em seguida iniciamos a construção da ideia pela base , considerando os elementos cruciais do desenho do objeto e identificando quais podem ser excluídos sem comprometer a forma e a função.
A criatividade advém da utilização de materiais existentes no local, como o xisto, para construção de paredes, muros ou revestimentos integrando o objeto na paisagem. Também a topografia é usada a favor do projeto, separando sala de estar da sala de jantar através de um pequeno desnível. A funcionalidade está patente em todo o projeto, assim como a separação entre áreas intimas, sociais ou de trabalho. A privacidade é assegurada de modo que qualquer espaço seja vivido com comodidade, conforto e segurança.