Passadiço Alburrica - Reconhecimento IHRU 2015

COMENTÁRIO DO JURI Foi considerada uma candidatura merecedora duma menção honrosa porque "é de louvar um trabalho que representa o começo duma operação urbanística, que possa dar continuidade à reabilitação daquele território no seu todo" e "contribuir para o desenvolvimento de mais projetos deste tipo". O júri considerou ainda que foi "importante ter tido a sensibilidade de trazer a população junto ao potencial ambiental, algo tão rico e tão simples" e a reabilitação do espaço público que "alcançou melhor resultado, enquanto intervenção. (comentários extraídos da ata n.º 2)

Emanuel AM Santos, arq.º - Coordenador da candidatura e do Projeto | Projeto Arqº Helder Simões

1 min read

No contexto da requalificação Ambiental e urbana preconizada pela candidatura "REPARA" - Requalificação Programada da Área Ribeirinha de Alburrica, foi proposto a construção de um percurso composto por 3 passadiços que permitem a aproximação da população com o patrimônio moageiro identitário do local. Na base está a criação de um percurso que vai reavivar o antigo percurso ao longo das muralhas das caldeiras, reintegrando toda esta zona na vivência quotidiana da cidade.

Assim, todo o processo teve o cuidado na escolha de materiais que respondem positivamente ao critério ambiental e de durabilidade, mas também de sustentabilidade através da utilização de materiais reciclados como são as guardas e o piso.

Por fim, todo o desenho elegante assente em pilares estaca únicos, permite que o impacto em REN seja minimizado. Por esse motivo, ao longo de quase 800m de percurso dos 3 passadiços, o contacto com a agua é apenas de 8m2.